WordPress ?

O que é WordPress? É um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo), ou seja, ele permite aos donos ou usuários de um site publicarem conteúdos como fazem em sites de mídias sociais; colocam seu login e senha, selecionam onde querem publicar, escrevem, colocam fotos ou vídeos e apertam o botão. Pronto, publicado! Simples assim.

Essa facilidade de publicar conteúdo sempre que precisar ou desejar aproxima qualquer pessoa, profissional ou empresa de seus clientes ou público alvo.

Existem outros como o WordPress?

Sim, existem outros CMSs. Como por exemplo o Joomla e o Drupal. Mas o WordPress é o mais usado e gaba-se por ter mais de 33% dos sites atualmente.

O WordPress é caro?

Seria se fosse necessário criar um sistema desses para cada site. Mas não é assim. O WordPress é gratuito. É preciso baixar, instalar e personalizar.

Um CMS como o WordPress é como se fosse a base, a estrutura do site. As “partes” que são comuns, que todos os sites precisam, estão nele. Por exemplo, login, criação de páginas, inserção de conteúdo, publicação, comentários, etc. Assim, essas partes comuns, já estão prontas e podem ser usadas. Não é preciso “reinventar a roda”. Essa parte já está feita e disponível.

É preciso personalizar o WordPress

Todos os sites que acabaram de ser criados em WordPress são iguais, mesma aparência; mesmas cores, imagens, tamanhos e posições. É uma base. A partir daí é necessário colocar nome, logo (marca) e conteúdo inicial. É preciso trocar as cores e imagens para outras que tenham a ver com a finalidade do site que está sendo criado. Acertar tamanhos e posições dos elementos na tela, colocar na ordem que é melhor para o cada site, etc.

Ou seja, a parte comum está pronta e gratuita no WordPress, agora é preciso fazer a parte específica de cada site. Criar o que torna cada site único e ideal para o seu público alvo. Para isso usamos templates.

Templates para WordPress

É possível:

  • usar templates gratuitos (alguns já vêm com o WordPress),
  • comprar templates prontos não exclusivos,
  • comprar templates prontos e exclusivos
  • ou criar um template especificamente para um site.

E quanto custa um site com WordPress?

De modo geral, o custo aumenta quanto mais exclusivo for o template. E de quantos profissionais forem envolvidos no processo. É comum envolver, além do webdesigner, um fotógrafo ou um profissional para contribuir na elaboração e revisão dos textos sobre a empresa e os principais produtos. Tudo depende das necessidades de cada um.

De qualquer forma, vale a pena conferir o próximo artigo “Quanto custa um site?”.

Se esse artigo lhe ajudou a entender, compartilhe. Se ficou alguma dúvida, entre em contacto comigo.

Wordpress